sexta-feira, 23 de abril de 2010

Para as 8ªs séries: Texto 3




O Átomo

Todas as substâncias são formadas de pequenas partículas chamadas átomos. Para se ter uma idéia, eles são tão pequenos que uma cabeça de alfinete pode conter 60 milhões deles.
Os gregos antigos foram os primeiros, a saber, que a matéria é formada por tais partículas, as quais chamaram átomo, que significa indivisível. Os átomos, porém são compostos de partículas menores: os prótons, os nêutrons e os elétrons. No átomo, os elétrons orbitam no núcleo, que contém prótons e nêutrons.
Elétrons são minúsculas partículas que vagueiam aleatoriamente ao redor do núcleo central do átomo, sua massa é cerca de 1840 vezes menor que a do Núcleo. Prótons e nêutrons são as partículas localizadas no interior do núcleo, elas contêm a maior parte da massa do átomo.

O Interior do Átomo

No centro de um átomo está o seu núcleo, que apesar de pequeno, contém quase toda a massa do átomo. Os prótons e os nêutrons são as partículas nele encontradas, cada um com uma massa atômica unitária.
O Número de prótons no núcleo estabelece o número atômico do elemento químico e, o número de prótons somado ao número de nêutrons é o número de massa atômica. Os elétrons ficam fora do núcleo e tem pequena massa.
Há no máximo sete camadas em torno do núcleo e nelas estão os elétrons que orbitam o núcleo. Cada camada pode conter um número limitado de elétrons fixado em 8 elétrons por camada.


Características das Partículas:

Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária.
Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária.
Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.

Íons
De maneira simples, os íons são átomos que, por um motivo qualquer, perderam ou ganharam elétrons. Quando um átomo perde elétrons se torna um íon positivo ou cátion, passando a ter excesso de cargas positivas. Contrariamente, ao ganhar elétrons, torna-se um íon negativo ou ânion. Os átomos dos elementos químicos tendem a estabilizar a última camada ganhando ou perdendo elétrons, ou seja, para a maioria há necessidade de se transformar em íons. Existem, por tanto, dois tipos de íons: os de carga elétrica positiva e os de carga elétrica negativa. Os íons positivos são denominados cátions e os íons negativos são denominados ânions.


Número Atômico (Z): é o número de prótons do átomo.
Número de Massa (A): é o número de prótons + o número de nêutrons

A = p + n ou A = Z + n

Elemento Químico: é o conjunto de átomos com o mesmo número de prótons

Número Atômico: é o número de prótons que um átomo possui.

Massa M
Prótons p
Elétrons e
Nêutrons n
Número Atômico Z

Distribuição dos Elétrons no Átomo

No modelo Rutherford-Bohr, os elétrons giram em torno do núcleo em diferentes órbitas. Essas órbitas têm raios diferentes, isto é, estão a distancias variadas no núcleo. Um conjunto de órbitas que estão a uma mesma distância do núcleo é chamado de Camada Eletrônica.


Níveis Eletrônicos K L M N O P Q
Número Máximo de Elétrons 2 8 18 32 32 18 2

Na ultima camada de um átomo, o maior número possível de elétrons é 8, com exceção das camadas K e Q, ou seja, da primeira e da sétima, que nunca possuem mais que 2 elétrons. Além, disso, as camadas intermediarias, entre a primeira e a ultima, também admitem um número máximo de elétrons para cada uma, conforme a tabela a cima.

Para alunos das 8ªs séries : Questionário

1. O que é matéria?

2. O que a massa mede?

3. Defina divisibilidade.

4. Defina corpo.

5. O que é solubilidade?

6. Defina:
a) Mistura homogênea
b) Mistura heterogênea

7. Cite 5 técnicas de separação para misturas homogêneas.

8. Cite 3 técnicas de separação para misturas heterogêneas.

9. O que é misturas?

10. O que são ligas?

11. Qual a diferença entre ligas e ligas – metálicas?

12. Investiguem a respeito das seguintes questões e registrem em seu caderno:
a) Expliquem as vantagens de uma lâmina de aço em relação ao ferro
b) Dêem exemplos de material de uso domestico feito com aço inoxidável.
c) Expliquem a utilização do amálgama em tratamentos odontológicos.
d) Dêem exemplos do uso do latão e do bronze.

domingo, 18 de abril de 2010

Para alunos de Fisica - 1°s Anos - Ensino Médio

Lista de Exercícios

  1. Um ônibus faz um percurso de 800 metros com velocidade media de 200m/s. Calcule o tempo gasto no percurso.
  2. Um trem de 60 metros de comprimento, com velocidade de 72 km/h atravessa um túnel de 80 metros de comprimento. Calcule o tempo da travessia.
  3. Um veiculo vai de uma cidade A para uma cidade B, distande 400 km, em 8 horas. Qual a velocidade media do veiculo nesse percurso?
  4. Um automóvel faz percurso de 5,0 minutos, com velocidade media de 10m/s. Qual o espaço percorrido pelo ônibus?
  5. Um automóvel sai de São Paulo ás 10h e chega ao Rio de Janeiro ás 17 hs, tendo percorrido 420 km. Qual foi a velocidade escalar media deste automóvel?
  6. Um avião que vai de Brasília a Recife decola ás 7h e aterrissa ás 9h e 30 min. Sabendo que a velocidade media do avião é de 800km/h, qual o espaço percorrido por esse avião?
  7. Um observador está a 1,6 km do local atingido por um raio. Supondo que a velocidade do som no ar nesse local seja constante e igual a 320m/s, quanto tempo depois de ver o relâmpago o observador ouve o ruído do trovão?
  8. Transforme:
    a) 36 km/h em m/s
    b) 54 km/h em m/s
    c) 30 m/s em km/h
    d) 15 m/s em km/h
    e) 50 m/s em km/h
    f) 108 km/h em m/s
    g) 90km/h em m/s
    h) 216 km/h em m/s


Para os alunos de ciências 8ªs séries - Texto 2

Ligas: As rochas plurimineralógicas, como o granito, são misturas naturais sólidas, constituídas de minerais. O ser humano, no entanto, desde longa data, tornou-se capaz de produzir numerosas misturas conhecidas por ligas metálicas – misturas em que pelo menos um componente é metal.
  • Aligas metálicas são desenvolvidas com a finalidade de melhorar as características que podem ser obtidas pelo metal usado isoladamente. São exemplos de ligas metálicas:
  • Aço: mistura de ferro e carbono;
  • Aço inoxidável: mistura de ferro, cardono,cobre e níquel;
  • Latão: liga de cobre e zinco;
  • Bronze: liga de cobre e estanho, geralmete associada a mais componentes, como chumbo e o zinco;
  • Amálgama: mistura metálica de mercúrio, prata e estanho;

Para os Alunos de Ciências - 8ªs séries - Texto 1

CONCEITO DE MISTURA

Mistura é a reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. Numa mistura os componentes não perdem suas propriedades características. Toda mistura é constituída por moléculas ou íons, pertencentes a substâncias diferentes.

TIPOS DE MISTURAS

As misturas podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas.

• Misturas Homogêneas

Misturas que possuem as mesmas propriedades em toda sua extensão. Não é possível notar superfície de separação entre seus componentes, mesmo que em nível em microscópico. Exemplo: Álcool + Água, Água + NaCl (sal de cozinha).

• Misturas Heterogêneas

Misturas que possuem propriedades diferentes em sua extensão. Pode-se notar superfície de separação entre os componentes. O componente mais denso encontra-se na parte inferior numa mistura líquida. São misturas polifásicas. Exemplo: Água + Gasolina, a água é mais densa do que a gasolina ficando na parte inferior.

A seguir estão listadas algumas técnicas de separação de misturas heterogêneas:

Catação: Utilizada para separar os componentes de uma mistura de dois ou mais sólidos, manualmente ou usando uma pinça. Exemplo: Separar a pedra do feijão

Peneiração: Separação de componentes de uma mistura constituída de dois ou mais sólidos com certa diferença de tamanho dos mesmos. Exemplo: Separar areia de cascalho.

Ventilação: Utilizada na separação de um sólido do outro tendo-se um deles muito mais leve do que seu concorrente. Exemplo: Separação de cascas de arroz em máquinas de beneficiamento.

Levigação: Separação de sólidos de densidades diferentes através de uma corrente de água.Exemplo: Separação de ouro em garimpos.

Separação magnética: Quando uma das substâncias que se deseja separar é atraída por um imã.Exemplo: Separar alumínio do ferro.

Flotação: Utiliza-se um líquido de densidade intermediária para separar sólidos de densidades diferentes. Exemplo: Areia de serragem.

Dissolução Fracionada: Quando certo líquido tem a propriedade de dissolução de determinado sólido. Em seguida é utilizada a filtração ou destilação. Exemplo: sal de cozinha da areia.

Filtração Simples: Separar um sólido de um líquido, por meio de uma superfície porosa. Também serve para separar sólido de um gás.

Decantação: Quando se tem líquidos de diferentes densidades ou sólido de um líquido.Sólido/líquido: deixa-se repousar para que o sólido acame e com cuidado transfere-se o líquido para outro recipiente. Método bem primitivo, mas que funciona muito bem, dependo da precisão requerida. Líquido/líquido: O líquido mais denso concentra-se no fundo e é retirado também com cuidado.

Centrifugação: Através de um movimento de rotação tem-se a deposição das partículas sólidas no fundo do recipiente podendo, assim, serem separadas do líquido. Podendo também ser utilizados com líquidos de densidades diferentes.

Câmara de Poeira: Processo utilizado industrialmente para separar gases de sólidos. A mistura é forçada a passar por um tubo com barreira físicas aonde os sólidos vão sendo depositados.

A seguir estão listadas algumas técnicas de separação de misturas homogêneas:

Cristalização: Separação de dois componentes de uma mistura homogênea sólido-líquido. A mistura fica submetida, em recipiente aberto, à ação do calor. Ocorre a evaporação do líquido e a cristalização do sólido.

Fusão Fracionada: Mistura homogênea sólido-sólido. À medida que a temperatura vai aumentando um componente se funde primeiro do que o outro permitindo a separação.

Destilação Simples: Mistura homogênea sólido-líquido, como por exemplo, água + sal de cozinha. A temperatura do sistema é elevada de maneira que o líquido sofre ebulição. O líquido é posteriormente condensado sendo posteriormente recuperado.

Destilação Fracionada: Separação de misturas homogêneas de dois ou mais líquidos. Aquece-se o sistema. O primeiro líquido a ser destilado é o que possuí menor ponto de ebulição. Após isso a temperatura volta a elevar-se alcançando o ponto de ebulição do próximo líquido. Ocorrendo uma condensação dos líquidos evaporados. Exemplo: Água de Álcool.